Agenda 2015 de 09-11 a 15-11: Discurso Reverso, Virada da Inovação e mais!

Agenda Semanal

A nossa Agenda 2015 de 09-11 a 15-11 conta com a Semana Acadêmica “Se essa rua fosse minha” em Votuporanga, a Palestra Cidades Criativas e Inteligência Coletiva em São João da Boa Vista, o 2º Encontro Estadual dos Arquitetos e Urbanistas em São Paulo, as 8ª Jornadas de História da Arte em São Paulo, o II Expo Arquitetura Sustentável em São Paulo, o Encontro “O Discurso Reverso” em Niterói, a Mostra de Curtas – Cidadania e Aniquilamento no Rio de Janeiro, a Audiência Pública de Mobilidade Urbana em Adamantina em Adamantina, o Concurso Drawing of the Year 2015 em todo o mundo, o V Encontro do Patrimônio Fluminense em Quissamã, o I Colóquio Amazônias, Cidades e Jardins em Belem, a Inscrição no curso de Design de Interiores em Pouso Alegre, a Oficina Instituto Pretos Novos – A evolução arquitetônica da zona portuária no Rio de Janeiro, e a Virada da Inovação em Florianópolis.

Confira a descrição dos eventos abaixo.

O Discurso Reverso

O Documentário “O Discurso Reverso” será apresentado pela Oficina de Arquitetos com apoio do IAB Leste Fluminense e do CAU/RJ em Niterói, RJ. Imagem: Divulgação MGCultura.

A Semana

Segunda-Feira 09/11:

  • Semana Acadêmica “Se essa rua fosse minha” – Votuporanga – SP: Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Produção Multimídia da UNIFEV – Centro Universitário de Votuporanga promoverão a Semana Acadêmica intitulada “Se essa rua fosse minha”.
  • Palestra Cidades Criativas e Inteligência Coletiva – São João da Boa Vista – SP: O Plano Diretor da cidade de São João da Boa Vista promove a palestra “Cidades Criativas e Inteligência Coletiva – Inspirações e reflexões para o Plano Diretor”. O Evento contará com a presença de Ana Carla Fonseca e de Alejandro Castañé.

Terça-Feira 10/11:

  • 2º Encontro Estadual dos Arquitetos e Urbanistas – São Paulo – SP: Com o tema “Crise urbana e a organização dos arquitetos e urbanistas”, o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) realiza o 2º Encontro Estadual dos Arquitetos e Urbanistas de 2015.
  • 8ª Jornadas de História da Arte – São Paulo – SP: A Pinacoteca do Estado de São Paulo sediará as 8ª Jornadas de História da arte: Coleções, Arquivos e Narrativas. O evento trará diversos convidados internacionais para participarem de 7 conferências.
  • II Expo Arquitetura Sustentável – São Paulo – SP: Em sua 2ª edição, a Expo Arquitetura Sustentável reúne todos os modelos e normas de certificações do mercado, apresentando inovações, tecnologias, conceitos e soluções de sustentabilidade para eficiência na construção de residências, escritórios e indústrias.
  • Encontro “O Discurso Reverso” – Niterói – RJ: Será organizado pelo escritório Oficina de Arquitetos com parceria do IAB/RJ – Núcleo Leste Fluminense e patrocínio do CAU/RJ  o evento “O Discurso Reverso: Reflexões sobre arquitetura e cidade”.

Quarta-Feira 11/11:

  • Mostra de Curtas – Cidadania e Aniquilamento – Rio de Janeiro – RJ: Organizada pelo grupo de pesquisas da EBA/UFRJ, a mostra de curtas e mesa redonda “Cidadania e Aniquilamento: A exclusão da pessoa” será a segunda série de palestras que abordará o tema sobre a Ditadura Militar brasileira (1964-1985).
  • Audiência Pública de Mobilidade Urbana em Adamantina – Adamantina – SP: A Prefeitura de Adamantina discutirá, no dia 11 de Novembro, com a população o Plano de Mobilidade Urbana do município que segue as diretrizes da lei federal 12.587 de 2012, da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Quinta-Feira 12/11:

  • Concurso Drawing of the Year 2015 – Internacional: Último dia de inscrição para o concurso que tem por objetivo “celebrar a mais velha ferramenta dos arquitetos como uma relevante mídia de desenvolvimento de ideias”: o desenho no papel.
  • V Encontro do Patrimônio Fluminense – Quissamã – RJ: Com o tema Território, Memória e Identidade Cultural, o encontro integra a Semana do Patrimônio Fluminense. Ocorrerá em diversos locais no município de Quissamã, no Rio de Janeiro.
  • I Colóquio Amazônias, Cidades e Jardins – Belém – PA: O grupo de pesquisas Paisagens Híbridas da EBA/UFRJ realizará o I Colóquio Amazônias, Cidades e Jardins – anatomia urbana e identidades paisagísticas. O colóquio se justifica como fórum de debate que visa aproximar as teorias da paisagem às práticas sócio-espaciais que constituem o desenho das cidades amazônicas.

Sexta-Feira 13/11:

Sábado 14/11:

  • Virada da Inovação – Florianópolis – SC: Seguindo o modelo de Virada já consagrado em outras cidades do País, a Virada da Inovação foi criada para incentivar a inovação no Brasil. A intenção é aproximar o cidadão de todas as idades e classes sociais no tema inovação.
Veja as informações completas da programação acima na nossa agenda.

 

Caso conheça ou deseje conhecer algum desses eventos não deixe de compartilhar suas experiências e expectativas aqui nos comentários.

Faltou algum evento? Tem alguma recomendação? Fale conosco com o assunto EVENTOS na nossa página de contato.

Tárcio Leopoldo
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Não ingressou no curso por jogar muito The Sims, mas sim Age of Empires e outros jogos de estratégia. Acredita que se as cidades são espaços de encontro, a internet é uma grande megalópole.