Agenda 2015 de 16-11 a 22-11: Exposição Da Vinci, Curso BIM e mais!

Agenda Semanal

A nossa Agenda 2015 de 16-11 a 22-11 conta com o Curso BIM no Rio de Janeiro, a Mostra de Cinema do Vidigal 75 anos no Rio de Janeiro, o Debate sobre o Patrimônio Cultural Ibero-Americano em São Paulo, o Seminário de Assistência Técnica Pública e Gratuita em Balneário Camboriú, o 3º Encontro: Design Social e Estratégico no Rio de Janeiro, o Cidades Fluviais: Uma conversa co Amyr Klink em São Paulo, o 4º Encontro com a Sociedade em Niterói e no Rio de Janeiro, a Roda de Conversa sobre Mobilidade Urbana no Rio de Janeiro, a Mostra de Curtas – Cidadania e Aniquilamento no Rio de Janeiro, a Palestra Urbanismo Open Source em São Paulo, o lançamento do livro MASP: estrutura, produção, forma em São Paulo, o Aulão Público com Andréa Zhouri em Belo Horizonte, a exposição “Da Vinci” em Salvador, e o Se a Periferia fosse Nossa em Realengo no Rio de Janeiro.

Confira a descrição dos eventos abaixo:

Se a Periferia Fosse Nossa em Realengo

O movimento Se a Cidade Fosse Nossa fará um encontro para “debater, criar, recriar e reciclar ideias sobre Periferia e Cultura” no domingo, dia 22 de novembro, em Realengo, RJ. Imagem: Divulgação

A Semana

Segunda-Feira 16-11:

  • Curso BIM – Rio de Janeiro – RJ: O SENAI Rio, em parceria com a Autodesk, abrirá a segunda de três turmas para o curso “Revit Básico – Modelagem da Informação da Construção” com 40 horas de duração.
  • Mostra de Cinema do Vidigal 75 anos – Rio de Janeiro – RJ: O grupo Nós do Morro e o Grupo de Memória do Vidigal lançarão o documentário “Vidigal – Narrativas de Memória“, além de exibir sessões de curtas e filmes.
  • Debate sobre o Patrimônio Cultural Ibero-Americano – São Paulo – São Paulo: O Instituto Pedra promoverá na Vila Itororó uma mesa redonda com representantes de políticas públicas de patrimônio de diversos países.
  • Seminário de Assistência Técnica Pública e Gratuita – Balneário Camboriú – SC: Organizado pelo IAB-SC, o seminário visa discutir a lei que institui a Assistência Técnica Pública e Gratuita e como isso pode contribuir para a população de baixa renda.

Terça-Feira 17-11:

Quarta-Feira 18-11:

  • 4º Encontro com a Sociedade – Rio de Janeiro e Niterói- RJ: O CAU/RJ promove em diferentes pontos das duas cidades o encontro em 4 datas distribuídas entre Novembro e Dezembro. O dia 18 de Novembro terá como tema Plano de Desenvolvimento Urbano Metropolitano.
  • Roda de Conversa sobre Mobilidade Urbana – Rio de Janeiro – RJ: O movimento Se a Cidade Fosse Nossa fará uma roda de conversa sobre transporte e mobilidade urbana. O evento contará com transmissão ao vivo no site do movimento.
  • Mostra de Curtas – Cidadania e Aniquilamento – Rio de Janeiro – RJ: Segundo dia da mostra e mesa redonda organizada pelo grupo de pesquisas da EBA/UFERJ, “Cidades e Aniquilamento: A exclusão da pessoa“, que será a segunda série de palestras a abordar o tema sobre a Ditadura Militar brasileira (1964-1985).
  • Palestra Urbanismo Open Source – São Paulo – SP: O Redbull Basement promove o evento que abordará o uso das tecnologias como forma de interferir no cotidiano das cidades, sem transformá-las em celas sem paredes. No mesmo dia acontece o Open Day.
  • Lançamento do livro: MASP: estrutura, proporção, forma – São Paulo – SP: A arquiteta Alexandra Silva Cárdenas lançará o seu livro que conta com desenhos técnicos, fotografias, modelagem eletrônica e uma análise do projeto do MASP, enfatizando seu projeto estrutural.

Quinta-Feira 19-11

  • Aulão Público com Andréa Zhouri – Belo Horizonte – MG: Em conjunto com a Frente Terra e Autonomia – FTA, a antropóloga e professora da UFMG promoverá um aulão sobre Licenciamento Ambiental, Desenvolvimentismo e Violação dos Direitos Humanos.

Sábado 21-11:

  • Exposição “Da Vinci” – Salvador – BA: Após passar por Vitória, chega a Salvador a exposição que conta com 60 peças, sendo 44 réplicas das invenções de Leonardo Da Vinci.

Domingo 22-11:

  • Se a Periferia Fosse Nossa em Realengo – Rio de Janeiro – RJ: O movimento Se a Cidade Fosse Nossa fará, dessa vez, um encontro para “debater, criar, recriar e reciclar ideias sobre Periferia e Cultura”.

Veja as informações completas da programação acima na nossa agenda.

Caso conheça ou deseje conhecer algum desses eventos não deixe de compartilhar suas experiências e expectativas aqui nos comentários.

Faltou algum evento? Tem alguma recomendação? Fale conosco com o assunto EVENTOS na nossa página de contato.

Quer manter-se informado sobre novidades e promoções exclusivas aqui no Entre Esquinas? Cadastre-se gratuitamente no formulário abaixo!

Tárcio Leopoldo
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Não ingressou no curso por jogar muito The Sims, mas sim Age of Empires e outros jogos de estratégia. Acredita que se as cidades são espaços de encontro, a internet é uma grande megalópole.