Agenda 2015 de 23-11 a 29-11: Concurso de Design, Festival de Stop Motion e mais!

Agenda Semanal

A nossa Agenda 2015 de 23-11 a 29-11 é uma agenda cultural semanal que conta com eventos relacionados das áreas de Arquitetura, Artes, Cultura, Design e Cidades.

Essa semana tem o 2º Concurso de Design Bandeira Brasileira, Nacional; a Mostra de Cinema Vidigal 75 Anos, no Rio de Janeiro; o 4º Encontro com a Sociedade, no Rio de Janeiro e em Niterói; o V Festival Internacional Brasil Stop Motion e o Urban Thinkers Campus em Recife; o Sónar São Paulo (Sónar+D, SónarClub, Sónar Cinema), em São Paulo; o 7º Simpósio de Arquitetura e Urbanismo, em São Paulo; o SIGraDi 2015 – Informação de Projeto para Interação, em Florianópolis; o Seminário Internacional Cidades à Pé, em São Paulo; o Festival InterSessão – Cinema de Rua e o encontro Se a Cidade Fosse Nossa no Rio de Janeiro; o I Encontro de Construções Sustentáveis de Pernambuco em Recife; o encontro Meeting Of Favela, em Duque de Caxias e o Se a Ilha Fosse Nossa, no Rio de Janeiro.

Confira a descrição dos eventos abaixo:

Concurso de design Bandeira Brasileira

Dia 23 de novembro é o último dia de inscrição para o 2º Concurso de Design Bandeira Brasileira, promovido pelo Projetar.org.

A Semana

Segunda-Feira 23-11:

  • 2º Concurso de Design Bandeira Brasileira – Nacional: Último dia de inscrição. O Projetar.org promove o concurso que visa resgatar na população o sentimento de patriotismo, o qual, nos últimos anos foi perdendo força no país. Aberto para estudantes de Design, Artes, Publicidade e Arquitetura.
  • Mostra de Cinema Vidigal 75 Anos – Rio de Janeiro – RJ: Realizada pelo Grupo Nós do Morro e o Núcleo de Memória do Vidigal, no dia 23 será exibida sessão Vidigal em episódios e os filmes Rio eu te amo ep. Vidigal, Acende a luz, Cidade dos homens – Foi Sem Querer (3ª Temporada 2º Episódio).

Terça-Feira 24-11:

  • 4º Encontro com a Sociedade – Rio de Janeiro e Niterói – RJ: O CAU/RJ promove em diferentes pontos das duas cidades o encontro em 4 datas distribuídas entre Novembro e Dezembro. O dia 24 de Novembro terá como temas Assistência Técnica em Arquitetura e Urbanismo: Minha Casa Minha Vida; Entidades e Boas práticas.
  • V Festival Internacional Brasil Stop Motion – Recife – PE: O Festival contará com 275 filmes de 45 diferentes países e além das mostras competitivas e de convidados, trará oficinas e uma Master Class. O evento homenageará o diretor tcheco Jan Balej.
  • Urban Thinkers Campus – Recife – PE: Começa o evento oficial da ONU-Habitat que levará ao Habitat III soluções para o futuro urbano, com o tema Cidades Inclusivas: jovens e tecnologias abertas no espaço urbano.
  • Sónar São Paulo (Sónar+D, SónarClub, Sónar Cinema) – São Paulo – SP: O Sónar São Paulo 2015 conta com shows (SónarClub), uma mostra audiovisual (SónarCinema) e uma conferência internacional voltada à indústria tecnológica, criativa e artística (Sónar+D).

Quarta-Feira 25-11:

  • SIGraDi 2015 – Informação de Projeto para Interação – Florianópolis – SC: Congresso anual que reúne arquitetos, urbanistas, profissionais de design e artistas relacionados às mídias digitais.
  • Seminário Internacional Cidades à Pé – São Paulo – SP: Com o objetivo de discutir sobre a importância do caminhar e a situação do espaço público, o seminário vem com o tema “A Humanização das Cidades”.
  •  7º Simpósio de Arquitetura e Urbanismo – São Paulo – SP: Com o tema Infraestrutura Urbana: o papel do arquiteto na transformação das cidades, o simpósio contará, em sua programação, com conferência magna e mesa-redonda com a participação de especialistas da área.

Sábado 28-11:

  • Festival InterSessão – Cinema de Rua – Rio de Janeiro – RJ: Celebração ao cinema independente, levando a quatro pontos da cidade exibições de filmes ao ar livre e atividades relacionadas ao universo do cinema.
  • Se a Cidade Fosse Nossa – Rio de Janeiro – RJ: Com o tema Democracia e Educação no Rio de Janeiro, o movimento Se a Cidade Fosse Nossa vem discutir questões importantes sobre Educação Pública para construir um projeto alternativo de cidade e educação.
  • I Encontro de Construções Sustentáveis de Pernambuco – Recife – PE: Encontro com a apresentação de palestras, curtas e o lançamento da revista AEU: Arquitetura, Engenharia e Urbanismo.

Domingo 29-11:

  • Meeting of Favela – MOF 2015 – Duque de Caxias – RJ: O MOF 2015 vem com proposta de inserir arte, cor, solidariedade e cidadania em uma comunidade rica em talentos, potencial e sonhos, porém carente de oportunidades e atenção como a Vila Operária.
  • Se a Ilha Fosse Nossa – Rio de Janeiro – RJ: O evento organizado pelo movimento Se a Cidade Fosse Nossa visa discutir especulação imobiliária, transporte, saúde, cultura e meio ambiente na Ilha do Governador.

Veja as informações completas da programação acima na nossa agenda.

Caso conheça ou deseje conhecer algum desses eventos não deixe de compartilhar suas experiências e expectativas aqui nos comentários.

Faltou algum evento? Tem alguma recomendação? Fale conosco com o assunto EVENTOS na nossa página de contato.

Quer manter-se informado sobre novidades e promoções exclusivas aqui no Entre Esquinas? Cadastre-se gratuitamente no formulário abaixo!

Tárcio Leopoldo
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Não ingressou no curso por jogar muito The Sims, mas sim Age of Empires e outros jogos de estratégia. Acredita que se as cidades são espaços de encontro, a internet é uma grande megalópole.