Agenda 2016 de 15-02 a 21-02: UIA 2020 RIO, Oficina de Assistência Técnica e mais!

Agenda Semanal

A nossa Agenda 2016 de 15-02 a 21-02 é uma agenda cultural semanal que conta com eventos relacionados das áreas de Arquitetura, Artes, Cultura, Design e Cidades.

Essa semana ocorrerá o Concurso UIA 2020 RIO – Identidade Visual para todo o Brasil, a Ocupação Intercultural Biloura em São Paulo, o ESQUINA: Capitalismo na favela em São Paulo, o Enquanto Isso: políticas públicas para espaços transitórios em São Paulo, a Palestra sobre a exposição Latin American in Construction no Rio de Janeiro, a Exposição A Pele e a Espessura do Desenho em São Paulo, o FAZ-AI – Feira Aberta de Zines e Arte Impressa em São Paulo, o Lero Lero e Contraste com Brasil Arquitetura em São Paulo, o IV Seminário Legislativo com Raquel Rolnik em Brasília, o Concurso AC-CA: Moscow Circus School para todo o Mundo, a Oficina de Assistência Técnica em HIS Vale do Paraíba e Litoral Norte em São José dos Campos, as Oficinas de Terra da FAU UFRJ no Rio de Janeiro, a Conversa e lançamento do livro Encontros Possíveis em São Paulo e o Circuito Interno – edição de fevereiro no Rio de Janeiro.

Lero Lero e Contraste com Brasil Arquitetura

Lero Lero e Contraste com Brasil Arquitetura na Praça das Artes é um dos eventos da Agenda 2016 de 15-02 a 21-02

A Semana

Segunda-Feira 15-02:

  • Concurso UIA 2020 RIO – Identidade Visual – Nacional: O IAB/BR e o IAB/RJ apresentam o Concurso UIA 2020 RIO, o Concurso Público Nacional para escolha da Identidade Visual do 27º Congresso Mundial de Arquitetos. O que se espera do projeto é um símbolo que identifique e valorize a imagem do Congresso a ser realizado no Rio de Janeiro.
  • Ocupação Intercultural Biloura – São Paulo – SP: A Ocupação Intercultural Biloura procura gerar novos espaços de diálogo e interlocução do Biloura com diferentes públicos e artistas. O evento conta com uma série intensiva de atividades relacionadas às temáticas da morte e da interculturalidade nas artes performativas.
  • ESQUINA: Capitalismo na favela – São Paulo – SP: Esquina: CAPITALISMO NA FAVELA: Uma conversa com Joel Pinheiro da Fonseca. É comum olhar para as favelas brasileiras como grandes problemas. Mas e se, ao contrário, elas tiverem soluções – bastante eficientes – às dificuldades da vida urbana? Joel Pinheiro da Fonseca é mestre em filosofia pela FFLCH-USP e trabalha na comunicação do Partido Novo.
  • Enquanto Isso: políticas públicas para espaços transitórios – São Paulo – SP: Segundo os organizadores do Enquanto Isso: políticas públicas para espaços transitórios, nos últimos anos foram muitas as experiências de ocupação temporária de espaços públicos, em geral provenientes das chamadas “classes criativas” e da cultura jovem e alternativa. O seminário “Enquanto Isso: políticas públicas para espaços transitórios” problematiza as novas maneiras de ocupação dos espaços públicos das cidades, baseados em usos transitórios e fluidos, apontando as necessidades de adaptação do Estado e das políticas públicas para darem conta das novas formas de apropriação dos espaços.

Terça-feira 16-02:

  • Exposição A Pele e a Espessura do Desenho – São Paulo – SP: No dia 16 de fevereiro chega no Sesc Ipiranga a exposição A Pele e a Espessura do Desenho. A proposta é estabelecer um diálogo, por meio da linguagem do desenho, entre a produção dos artistas Amélie Bouvier (FRA), Nazareno (BRA), Paulo Climachauska (BRA), Renato Leal (BRA) e Sofia Pidwell (PT), com a curadoria de Maria de Fátima Lambert (PT).

Quarta-Feira 17-02:

  • FAZ-AI – Feira Aberta de Zines e Arte Impressa – São Paulo – SP: A FAZ-AI tem como objetivo desobstruir o acesso dos estudantes à exposição, venda, discussão e produção de fanzines e arte impressa produzidos de forma independente.
  • Lero Lero e Contraste com Brasil Arquitetura – São Paulo – SP: O evento Lero Lero e Contraste com Brasil Arquitetura é organizado pelo Lero Lero (um projeto da Atlética FAU-USP) e a Revista Contraste. Através de uma conversa descontraída,Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura, vai contar um pouco de como foi a concepção e a execução da Praça das Artes, essa mistura entre edifício e espaço livre, bem no centro de São Paulo e cujos usos são tão ricos e diversos.

Quinta-Feira 18-02:

  • IV Seminário Legislativo com Raquel Rolnik – Brasília – DF: Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2016, o CAU/BR promoverá o IV Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik será uma das palestrantes da sessão de abertura na manhã do dia 18 e em seguida haverá debate com o público e dois convidados especiais: um representante de movimentos sociais, Miguel Lobato Silva, e o arquiteto e urbanista José Roberto Bassul Campos, ex-presidente do IAB/DF.

Sexta-Feira 19-02:

  • Concurso AC-CA: Moscow Circus School – Internacional: Architectural Competition Concours d’Architecture organiza o Concurso AC-CA: Moscow Circus School. Capital e maior cidade da Rússia, Moscou é um importante centro político, econômico, científico e cultural, além de ser a mega cidade mais ao norte e mais gelada do mundo. A proposta do concurso é o projeto de uma escola de circo para a Companhia Estatal de Circo de Moscou (Moscow State Circus). Unindo habilidades circenses tradicionais e peças teatrais, a escola faz parte do circo contemporâneo, focando no impacto da estética, no desenvolvimento dos personagens e da história e do uso do design de iluminação (lightning design), músicas originais e fantasias que se adequem a temática e a narrativa.
  • Oficina de Assistência Técnica em HIS Vale do Paraíba e Litoral Norte – São José dos Campos – SP: As Oficinas tem o intuito de problematizar o alcance da produção atual em HIS (Habitações de Interesse Social) e fomentar o debate sobre a participação dos profissionais da arquitetura, engenharia, das áreas sociais e do direito nesses processos. O evento em São José dos Campos tem por objetivo receber profissionais (dos poderes públicos, ONGs e empresas), acadêmicos, estudantes e movimentos sociais do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo.
  • Oficinas de Terra da FAU UFRJ – Rio de Janeiro – RJ: Com o propósito de fomentar o interesse, a difusão e experimentações sobre a arquitetura com terra crua e suas técnicas construtivas, o Abricó (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ) e o LEMC – FAU/UFRJ realizarão nos dias 19 e 20 de fevereiro as Oficinas de Terra, que são parte do Ciclo de Oficinas do Canteiro Experimental da FAU/UFRJ.

Sábado 20-02:

  • Conversa e lançamento do livro Encontros Possíveis – São Paulo – SP: Ocorrerá a Conversa e lançamento do livro Encontros Possíveis de Daniela Avelar. O livro é resultado da pesquisa de mestrado desenvolvida entre 2013 e 2015 no Instituto de Artes da Unicamp. Partindo de uma coleção composta por trabalhos brancos (em branco, quase brancos ou em estado de apagamento) produzidos por outros artistas, a pesquisa buscou investigar as possibilidades da cor branca, do silêncio e da escrita.
  • Circuito Interno – edição de fevereiro – Rio de Janeiro – RJ: O Circuito Interno – edição de fevereiro volta para mais uma edição que acontecerá, excepcionalmente, no 3º sábado do mês, dia 20/02. Nos corredores labirínticos da Antiga fábrica da Bhering acontece o “Circuito Interno”: evento que visa, 1 vez por mês, abrir ao público alguns ateliês e estabelecimentos que ocupam a fábrica.

Veja as informações completas da programação acima na nossa agenda.

Caso conheça ou deseje conhecer algum desses eventos na Agenda 2016 de 15-02 a 21-02 não deixe de compartilhar suas experiências e expectativas aqui nos comentários.

Faltou algum evento? Tem alguma recomendação? Fale conosco com o assunto EVENTOS na nossa página de contato.

Quer manter-se informado sobre novidades e promoções exclusivas aqui no Entre Esquinas? Cadastre-se gratuitamente no formulário abaixo!

Tárcio Leopoldo
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Não ingressou no curso por jogar muito The Sims, mas sim Age of Empires e outros jogos de estratégia. Acredita que se as cidades são espaços de encontro, a internet é uma grande megalópole.