Agenda 2016 de 22-02 a 28-02: Prêmio Europeu, Design Degustação e mais!

Agenda Semanal

A nossa Agenda 2016 de 22-02 a 28-02 é uma agenda cultural semanal que conta com eventos relacionados das áreas de Arquitetura, Artes, Cultura, Design e Cidades.

Essa semana ocorrerá o Prêmio Europeu de Espaços Públicos para o mundo inteiro, VIII Mês de Imersão da FAU Mackenzie em São Paulo, a I Semana de Políticas Públicas da UFABC em São Bernardo do Campo, a Montagem do pavilhão Honeycomb na FAU USP em São Paulo, os Seminários ARQ21 | A metrópole contemporânea e A multiplicidade na lusofonia no Rio de Janeiro, o Lançamento do livro Em defesa do planejamento em São Paulo, o Lançamento do livro Insurgências: arte, tecnologia e território em São Paulo, a Exposição Design Holandês Hoje: objetos que indicam a casa de amanhã em São Paulo e o Design Degustação 2016 no Rio de Janeiro.

Design Degustação 2016

O Design Degustação 2016 no IED Rio de Janeiro traz oficinas e diversas atividades gratuitas relacionadas ao design e integra a nossa Agenda 2016 de 22-02 a 28-02

A Semana

Segunda-Feira 22-02:

  • Prêmio Europeu de Espaços Públicos – Internacional: Último dia de inscrição no European Prize for Urban Public Space (Prêmio Europeu de Espaços Públicos), que é organizado pelo Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB) em conjunto com diversas organizações europeias que visa destacar a natureza cívica das relações do espaço urbano europeu diferenciando-se de outros prêmios que focam no arquiteto ou na modificação da paisagem. O prêmio ressalta o conceito do espaço público e suas características universais, acessíveis, de usos mistos e espírito comunitário.
  • VIII Mês de Imersão da FAU Mackenzie – São Paulo – SP: Mosaico, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da FAU Mackenzie, realizará o VIII Mês de Imersão, uma sequência de quatro atividades relacionadas ao trabalho desenvolvido no escritório, para convidar novos membros a fazer parte dele No Primeiro Semestre de 2016 o tema é: As vozes do processo, onde será abordada a importância dos agentes envolvidos no trabalho do escritório modelo.
  • I Semana de Políticas Públicas da UFABC – São Bernardo do Campo – SP: As alunas e alunos do Bacharelado em Políticas Públicas e do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas anunciam a I Semana de Políticas Públicas da UFABC. O evento contará com uma Aula Magna lecionada pelo Prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Terça-feira 23-02:

  • Montagem do pavilhão Honeycomb na FAU – São Paulo – SP: Os integrantes do grupo de pesquisa DIGI FAB e do FAB LAB SP vêm estudando, em seus últimos encontros, maneiras de realizar a Montagem do pavilhão Honeycomb (da imagem acima), feito na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, e pedem ajuda para reproduzir essa estrutura no fosso da FAU USP.

Quarta-Feira 24-02:

  • Seminários ARQ21 | A metrópole contemporânea e A multiplicidade na lusofonia – Rio de Janeiro – RJ: O IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) inicia, em fevereiro, a série de seminários ARQ21. A iniciativa vai colocar em discussão temas essenciais à arquitetura e às cidades. Com o tema “A metrópole contemporânea. A multiplicidade na lusofonia”, o instituto espera promover uma reflexão sobre a importância e a potencialidade das áreas centrais das metrópoles como protagonistas do desenvolvimento.

Sexta-Feira 26-02:

  • Lançamento do livro Em defesa do planejamento – São Paulo – SP: Lançamento do livro Em defesa do planejamento: Ressonâncias Britânicas e a Trajetória de Harry James Cole de Maria Cecilia Lucchese. O livro é sobre um arquiteto urbanista carioca, Harry James Cole (1935-1990), que participou de diversos acontecimentos no campo do urbanismo, entre 1955 e 1980. No livro é contada sua trajetória profissional, mas é através dela que é falado sobre o trabalho dos arquitetos na construção de Brasília, além do Congresso de Arquitetos no Quitandinha e da criação do SERFHAU.

Sábado 27-02:

  • Exposição Design Holandês Hoje: objetos que indicam a casa de amanhã – São Paulo – SP: Com curadoria de Jorn Konijn (Holanda), a exposição Design holandês hoje: objetos que indicam a casa de amanhã, realizada em parceria com o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos no Brasil, reúne peças de uso cotidiano através de um recorte da produção holandesa atual, com produtos que trazem as soluções dos designers do país aos desafios apontados pelas novas configurações de morar. São objetos que incorporam novas tecnologias e soluções, apresentando um novo olhar sobre a vida cotidiana.
  • Design Degustação 2016 – Rio de Janeiro – RJ: Será realizado o Design Degustação 2016, em que são oferecidas oficinas gratuitas nos laboratórios do IED (Instituto Europeu de Design), no coração da escola. Outras atividades também estão no roteiro: os melhores trabalhos realizados pelos estudantes serão exibidos e vai haver um bate-papo descontraído no terraço sobre o Design de Produto com o italianoPaolo Cardini, ex-coordenador de design automotivo do IED Turim e hoje professor e coordenador da Rhode Island University, a 1ª no ranking das universidades de design dos EUA.

Veja as informações completas da programação acima na nossa agenda.

Caso conheça ou deseje conhecer algum desses eventos na Agenda 2016 de 22-02 a 28-02 não deixe de compartilhar suas experiências e expectativas aqui nos comentários.

Faltou algum evento? Tem alguma recomendação? Fale conosco com o assunto EVENTOS na nossa página de contato.

Quer manter-se informado sobre novidades e promoções exclusivas aqui no Entre Esquinas? Cadastre-se gratuitamente no formulário abaixo!

Tárcio Leopoldo
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Não ingressou no curso por jogar muito The Sims, mas sim Age of Empires e outros jogos de estratégia. Acredita que se as cidades são espaços de encontro, a internet é uma grande megalópole.