Conversa e lançamento do livro Encontros Possíveis

Conversa e lançamento do livro Encontros Possíveis

Detalhes do Evento


Ocorrerá a Conversa e lançamento do livro Encontros Possíveis de Daniela Avelar. O livro é resultado da pesquisa de mestrado desenvolvida entre 2013 e 2015 no Instituto de Artes da Unicamp. Partindo de uma coleção composta por trabalhos brancos (em branco, quase brancos ou em estado de apagamento) produzidos por outros artistas, a pesquisa buscou investigar as possibilidades da cor branca, do silêncio e da escrita.

Do desejo de construir um trabalho dentro da própria dissertação, surgem os encontros possíveis, composto por narrativas ficcionais criadas a partir das imagens colecionadas, como se os mesmos fossem também personagens das narrativas. Os trabalhos de outros artistas são ressignificados a partir da ficção que se organiza em três capítulos – ou “encontros”.

1º encontro, o encontro dos textos não-escritos
Espaços tradicionais da escrita em branco, textos brancos ou em estado de apagamento. Histórias de encontros e desencontros afetivos. Narrativas curtas, fragmentadas e diálogos. Como a escrita se faz presente em uma história de amor?

2º encontro, o encontro do desaparecimento
Histórias que se organizam como perdas, desaparecimentos e/ou mudanças de estado. As narrativas deste encontro foram criadas a partir de formatos pré-existentes de escrita como manchetes de jornal, cartas, roteiro de cinema etc.

3º encontro, o encontro das nuvens
Tendo como referência o livro “Excercices de style”, de Raymond Queneau, as histórias partem de tentativas frustradas de capturar uma nuvem. A obsessão dos artistas deste encontro com as nuvens seria um falsear dessa captura?

Foram impostas algumas regras ou “constrangimentos” para a escrita – ou “contraintes“, procedimento literário realizado pelo grupo francês OULIPO:

  1. todas as narrativas devem partir das imagens selecionadas ou seus títulos;
  2. cada encontro tem um tema e as histórias são criadas a partir dele;
  3. devem ter o menor tamanho possível e intercalar diálogos e descrição das situações.

O livro, com uma tiragem de 100 exemplares, foi impresso na Oficina Tipográfica São Paulo e costurado à mão. A escolha do baixo relevo tipográfico busca materializar, por meio de uma escrita branca, um espaço de silêncio e pausa em um mundo tão ruidoso.

Data e Local:

Dia 20 de Fevereiro de 2016

Aurora (Rua Aurora, 858 – 1º andar, República, São Paulo – SP)

Quanto?

Gratuito

Mais Informações:

Evento da Conversa e lançamento do livro Encontros Possíveis de Daniela Avelar no Facebook: https://www.facebook.com/events/1724448267771240/