Exposição Favela tem Memória

Exposição Favela tem Memória

Detalhes do Evento


A ONG Viva Rio, com o apoio do Instituto Invepar e da concessionária MetrôRio, inaugurou na Estação Pavuna, na zona norte, a exposição Favela tem Memória, que registra em 228 fotos as transformações da paisagem urbana e do modo de vida de mais de uma dezena de comunidades do centro e das zonas sul e norte da cidade. A exposição irá no dia 9 de março para e estação de General Osório.

O Favela Tem Memória é um projeto desenvolvido pelo Viva Rio em parceria com o MetrôRio e o Instituto Invepar e que tem como objetivo o resgate e preservação da memória social do Rio de Janeiro, através de narrativas e histórias de vida de moradores de favelas.

O projeto se estrutura a partir da produção e disponibilização de acervo fotográfico, histórico e audiovisual, que engloba processos de longa e curta duração na transformação dos estilos de vida e da paisagem urbana das comunidades. Lideranças comunitárias, imigrantes, sambistas, donas de casa são alguns dos personagens que compõem esse mosaico de narrativas, lembranças e projetos de futuro.

São 87 imagens feitas pela equipe do projeto que deu origem à mostra e outras 141, de épocas passadas, que documentam diversos momentos dos morros da Providência, Santo Antônio, Mineira e São Carlos, na região central do Rio; Salgueiro, Borel, Mangueira, Chapadão, Pedreira, Parque Acari e Colégio, na zona norte, e Pavão-Pavãozinho e Rocinha, na zona sul. Uma central multimídia permite aos visitantes acessar uma linha do tempo, na qual passado e presente das comunidades estão conectados.

A exposição Favela tem Memória ficará na Estação Pavuna até o dia 8 de março e pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Em seguida, de 9 a 18 de março, será levada à Estação General Osório, em Ipanema, na zona sul da cidade.

Data e Local:

De 09 a 18 de março de 2016

Horário: Das 9h às 18h, exceto nos fins de semana

Estação General Osório (Rio de Janeiro, RJ)

Quanto?

Grátis

Mais Informações:

Site do Favela tem Memória:
http://favelatemmemoria.com.br/

Site do MetrôRio:
https://www.metrorio.com.br/Novidades/PressReleases