Palestra sobre a exposição Latin American in Construction

exposição Latin American in Construction

Detalhes do Evento


No dia 16 de fevereiro, o arquiteto Carlos Eduardo Comas apresentará a experiência curatorial da exposição Latin America in Construction: architecture – 1955-1980.

A exposição ocupou uma área de 1.200 m² do sexto andar do Museum of Modern Art de Nova York (MoMA) e reuniu documentos originais relativos às obras latino-americanas do período, como croquis, lâminas de projeto, fotografias, maquetes físicas e filmes.

Para o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, a arquitetura moderna se consolidou, no período de 1955 a 1980, como uma expressão oficial dos países da América Latina. Ele citou como exemplos o concurso para a nova capital do Brasil, a materialização dos campi das Universidades do México e de Caracas e a realização do edifício da FAU-USP, em São Paulo.

“A exposição ocorrida no MoMA, em Nova York, traz a luz o desenvolvimento do fenômeno arquitetônico no continente latino-americano como um processo em construção. A palestra do colega Comas será uma oportunidade para a organização do Congresso Internacional da UIA 2020 RIO refletir sobre o papel do nosso ofício, a arquitetura e urbanismo, no mundo contemporâneo”, afirmou Pedro da Luz.

Carlos Eduardo Comas: arquiteto e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e foi um dos curadores convidados para a exposição Latin America in Construction: architecture – 1955-1980, integrando uma equipe formada por Barry Bergdoll, curador, Patricio Del Real, assistente de curadoria, e Francisco Liernur, co-curador.

Local:

IAB-RJ (Beco do Pinheiro, 10 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 22220-050)

Data e hora:

16 de fevereiro de 2016 | 18h30

Quanto?

Gratuito

Mais informações:

Site do IAB – RJ: http://www.iabrj.org.br/

Telefone do IAB – RJ: (21) 2557-4480