Seminário Ensaios Críticos sobre Arte Contemporânea

Seminário Ensaios Críticos sobre Arte Contemporânea

Detalhes do Evento


Como forma de oferecer um programa de debates sobre arte contemporânea e lançar a 5ª edição do Prêmio Energias na Arte, o Instituto Tomie Ohtake e o Instituto EDP realizam o Seminário Ensaios Críticos sobre Arte Contemporânea. O ciclo de conversas, que marca também a abertura das inscrições para o Prêmio, apresenta investigações de importantes artistas, autores e pesquisadores em história e teoria da arte no Brasil.

A participação no Seminário é gratuita e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. É aconselhado aos interessados que cheguem cedo para garantirem seus lugares.

As inscrições para o 5º Prêmio Energias na Arte estarão abertas do dia 09 de março a 29 de abril de 2016. A partir desta edição, os portfólios serão aceitos somente via online. Uma novidade acessada também online é uma publicação gratuita em formato PDF, com sugestões para pensar a organização e apresentação de um trabalho de arte. Este material pretende servir como uma das fontes possíveis de consulta sobre o processo de montagem de portfólios.

Idealizado para estimular a produção artística contemporânea, o prêmio é voltado a jovens artistas de todo o Brasil, nascidos ou residentes no país há pelo menos dois anos, com idade entre 18 e 27 anos. A iniciativa, além da premiação, contempla uma série de atividades ao longo do ano, como cursos, palestras, workshops em regiões brasileiras onde o acesso à arte contemporânea é mais restrito.

Programação:

9 de março (quarta-feira)

19h às 21h30 – Aracy Amaral: historiadora, curadora e crítica de arte. Foi diretora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, entre 1975 e 1979, e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC), de 1982 a 1986. Foi também professora-titular de História da Arte pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

10 de março (quinta-feira)

18h às 20h –Christine Greiner: professora do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP. Ensina no Programa de Comunicação e Semiotica e no curso de Artes do Corpo. É autora do livro Leituras do Corpo no Japão (n-1, 2015) entre outros.

20 às 22h – Peter Pál Pelbart: professor titular de filosofia na PUC-SP. Escreveu principalmente sobre loucura, tempo, subjetividade e biopolítica. Publicou O Tempo não-reconciliado (Perspectiva), Vida Capital (Iluminuras) e mais recentemente, O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento (n-1 edições), entre outros. Traduziu várias obras de Gilles Deleuze. É membro da Cia Teatral Ueinzz, e coeditor da n-1 edições. 

11 de março (sexta-feira)

19h às 21h30 – Denise Stoklos: atriz, diretora e autora teatral, criadora e professora do método “Teatro Essencial” (disciplina que lecionou na New York University, no Departamento de Performance Studies), que tem como base aquilo que o ator e todos possuem: corpo, voz, pensamento/intuição.

Data e Local:

De 09 a 11 de Março de 2016

Instituto Tomie Ohtake (Rua Dos Coropés 88, Pinheiros, São Paulo – SP)

Quanto?

Grátis

Mais Informações:

Evento no Facebook do Seminário Ensaios Críticos sobre Arte Contemporânea:
https://www.facebook.com/events/1700285203573484