Workshop Experimental com Concreto Moldado

Workshop Experimental com Concreto Moldado

Detalhes do Evento


O Workshop Experimental com Concreto Moldado abordará o material que foi a escolha dos mestres da Escola Paulista de Arquitetura. A nova geração assimilou o concreto apenas como estética, em sua forma exposta, sem questionamentos ou inovações.

Entre as reformas de apartamentos que expõem o concreto estrutural gratuitamente, passando pelas texturas e acabamentos que imitam concreto, até os caixotes de concreto aparente flutuantes, o concreto deixou de ser o material de propriedades plásticas e estruturais que tanto estimulou e desafiou a geração de ouro da arquitetura paulistana e passou a ser apenas o look da moda.

A ideia desse workshop é resgatar a cultura experimental do uso do concreto, explorar novas possibilidades, tanto estruturais como plásticas: descontextualizar, subverter, questionar, inventar, testar, errar e aprender. Serão experimentadas com texturas, corantes, agregados, cimentos, geometrias, tipos de moldes, combinações com outros materiais e acabamentos.

Ao todo serão 4 sessões (total de 15 horas) ministradas pelo arquiteto Rubens Azevedo. Máximo de 10 participantes, cada um irá desenhar, fazer o molde, concretar, desmoldar, fotografar e levar pra casa um objeto de concreto moldado. Não é necessário ter experiência na área.

Rubens Azevedo é arquiteto formado pela Architectural Association e mestrado em cinema pela London Film School em Londres.

Publicou dois livros sobre “Cinematic Architecture”, trabalhou no escritório Foster+Partners, lecionou durante 4 anos na Architectural Association com Pascal Schöning, colaborou em diversos trabalhos e workshops sobre construção e carpintaria com Shin Egashira e foi palestrante e crítico convidado em escolas de design e arquitetura na Europa. Seus trabalhos já foram expostos na Bienal de arquitetura de Veneza, Panorama da Arte Brasileira, Itaú Cultural, Bienal Internacional EVA na Irlanda e diversas galerias de arte.

Desde 2013 é membro da equipe da Oficina São João em São Paulo desenvolvendo um trabalho que engloba múltiplas frentes do design combinando a narrativa espacial com o rigor técnico da fabricação e atuando entre o espaço corporativo e a galeria de arte.

Inscrições:

Confirmar interesse através do e-mail:
info@oficinasaojoao.net

Data e Local:

Dias 09 e 10 (19:00 – 21:45), 12 e 19 (13:00 – 19:30) de Março de 2016

Oficina São João (Rua Albuquerque Lins, 184, Santa Cecília, São Paulo – SP)

Quanto?

R$230,00 (material básico incluído)

Mais Informações:

Evento no Facebook do Workshop Experimental com Concreto Moldado:
https://www.facebook.com/events/200194840340153

Site da Oficina São João:
http://www.oficinasaojoao.net/