Harry Bertoia e suas obras feitas de ar

Harry Bertoia

Há 37 anos atrás, falecia Harry Bertoia. Bertoia foi um grande escultor, artista gráfico e designer de móveis e jóias. Conhecido principalmente por suas esculturas sonoras e a Diamond Chairum dos ícones dos mobiliários do movimento moderno da década de 1950.

Harry Bertoia Escultura Aon Center Chicago

Escultura de Harry Bertoia ainda pode ser encontrada no Aon Center, em Chicago. Fonte: chicago-outdoor-sculptures.blogspot.com

Biografia

Arri Bertoia nasceu em 10 de março de 1915, na Itália. Com 15 anos emigrou para os EUA, onde seu apelido Arieto (pequeno Harry) foi definitivamente alterado para Harry.

Em 1937, Bertoia ingressou na Cranbrook Academy of Art em Bloomfield Hills, onde conheceu nomes importantes no mundo do design, como Ray e Charles Eames e Florence Knoll.

Entre 1939 e 1950, Bertoia trabalhou com jóias, ilustrações gráficas e até mesmo com peças de aviões para a guerra, chegando a trabalhar, nesse meio tempo, com Charles Eames, na Califórnia.

Mas foi em 1950, a pedido de Hans e Florence Knoll, que o artista recebeu um ateliê com completa liberdade de criação e reconhecimento. Durante este período, portanto, Bertoia criou as 5 cadeiras conhecidas como “Bertoia Collection for Knoll”, feitas em estrutura de aço curvado e soldado, cromado ou recoberto de vinil. Apenas em 2005, que a sexta cadeira, Asymmetrical Chaise Lounge foi lançada.

Apesar de muitos dons e muitos trabalhos, a verdadeira paixão de Harry Bertoia era a escultura.

Na década de 60, o artista começou a se dedicar a esculturas sonoras, instalações verticais presas na base, feitas de metal. Bertoia fez vários concertos a amigos e chegou a gravar uma série de 11 álbuns com os sons provenientes de suas esculturas, todos intitulados Sonambient.

No período entre 1953 a 1978, Bertoia produziu mais de 100 esculturas sonoras e mais de 50 esculturas públicas, algumas delas ainda podendo ser visitadas até hoje.

O designer faleceu em 1978, vítima de câncer de pulmão, na Pensilvânia, onde morava desde 1950.

Trabalhos

Veja abaixo 4 vídeos sobre as obras de Harry Bertoia: como são fabricadas suas cadeiras de metal e como funcionam suas esculturas sonoras:

Aproveite para inscrever-se no nosso canal do YouTube e manter-se atualizado sobre o mundo do design!

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Acredita que estar sempre atualizada e buscando conhecimento seja a fórmula para o sucesso e realização pessoal. Além de passar seu tempo projetando e criando, gosta de livros, filmes, séries, festas e exposições.