Overview Effect: como ver nossas cidades do espaço nos faz melhores

Você conhece o Overview Effect (Efeito “Visão Geral”, em tradução livre)? O termo foi primeiro descrito em 1987 por Frank White, para descrever uma experiência que transforma a perspectiva de astronautas da Terra.

Nossa visão do mundo é limitada. É praticamente impossível apreciar toda a beleza, complexidade e até mesmo o impacto de todas as construções que o homem fez na Terra. Os astronautas, por sua vez, tem a oportunidade de ver o planeta como um todo, em órbita ou a partir da superfície lunar.

Overview Effect, portanto, é uma mudança cognitiva da consciência de astronautas e cosmonautas. Este efeito acontece quando, a partir do primeiro momento que eles visualizam a Terra de cima, apenas uma “bola pendurada no vazio”, conseguem compreender toda sua beleza e sua fragilidade, sentindo então um temor pelo planeta, uma profunda compreensão de interligação de toda a vida e um sentido de responsabilidade de cuidar do meio ambiente.

A partir desta ideia, surgiu o Projeto Daily Overview, que publica em suas redes sociais imagens vistas por satélites de construções e intervenções humanas no planeta. A intenção do projeto é fazer com que a partir das imagens (Overviews, como são chamadas), as pessoas possam compreender melhor quem somos e o que é necessário para sustentarmos um planeta seguro e saudável. De acordo com seus idealizadores:

O achatamento hipnotizante visto a partir deste ponto de vista, o conforto surpreendente da organização sistemática em grande escala, ou as cores vibrantes que nós capturamos, esperamos que mecham com sua cabeça. No entanto, uma vez que temos essa atenção, nós esperamos que você vá além da estética e contemple exatamente o que é que você está vendo, e considere o que isso significa para o nosso planeta.

Confira algumas imagens que selecionamos e sinta como elas podem mudar sua perspectiva sobre o planeta:

Bento Rodrigues, Minas Gerais

Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, em Minas Gerais, após o rompimento das barragens. O desastre ambiental que ocorreu em 05 de novembro deste ano, atingiu casas e o Rio Doce, responsável pelo fornecimento de água de 230 municípios.

Venustiano Carranza, Cidade do México

No centro da imagem, a Plaza Del Ejecutivo cercada de ruas, no distrito de Venustiano Carranza, Cidade do México.

Marrakech, Marrocos

Becos e ruas sinuosas de Marrakech, no Marrocos. Muitas delas são tão estreitas que chegam a ter menos de 1m de largura, sendo normalmente livres de carros.

Ipanema, Rio de Janeiro

Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Sua areia possui cerca de 3,6km e é dividido em postos, como o Posto 9, o mais famoso da praia.

Rotonda West, Flórida

Rotonda West é uma comunidade não registrada localizada na Flórida. Um parque fica localizado em seu centro, e um sistema de canal de água doce envolve o lado de fora da roda.

Palácio de Schönbrunn, Viena

O Palácio de Schönbrunn, em Viena, é composto de 1.441 quartos. O local foi onde Mozart deu seu primeiro concerto para a família real, com apenas seis anos de idade.

Palmanova, Itália

A cidade de Palmanova, na Itália, é conhecida pelo seu layout concêntrico, a Fortaleza em forma de Estrela. A justificativa para esta construção era de que um ataque poderia ser defendido a partir dos dois pontos adjacentes, atingindo o inimigo por trás.

Brasília, Distrito Federal

Brasília, a capital federal do país, vista de cima se assemelha a um avião. A cidade foi planejada e desenvolvida por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Central Park, Nova Iorque

Localizado em Nova Iorque, o Central Park abrange 3,41km², totalizando cerca de 6% da área de Manhattan e é considerado por muitos um refúgio em meio ao caos urbano.

Lisse, Países Baixos

Essas cores são tulipas florescendo em Lisse, nos Países Baixos. A produção é de cerca de 4,3 bilhões de bulbos de tulipa a cada ano.

Além do site, vocês podem conferir e seguir o Daily Overview no Tumblr, no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Quer manter-se informado sobre novidades e promoções exclusivas aqui no Entre Esquinas? Cadastre-se gratuitamente no formulário abaixo!

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Acredita que estar sempre atualizada e buscando conhecimento seja a fórmula para o sucesso e realização pessoal. Além de passar seu tempo projetando e criando, gosta de livros, filmes, séries, festas e exposições.