Resultado do Concurso Aquário das Dunas

Resultado do Concurso Aquário das Dunas

O Portal Projetar.org divulgou o Resultado do Concurso Aquário das Dunas, que anunciamos inicialmente aqui, sendo o 13º a ser realizado pelo portal voltado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Essa edição contou com 86 projetos entregues de equipes compostas de participantes de diversos estados brasileiros. Já foram divulgados aqui no Blog os resultados de outros dois concursos do portal, o Concurso de Design Bandeira Brasileira e o Concurso de Arquitetura Presídio Inclusivo.

O concurso 013 propôs aos estudantes projetarem um aquário em Natal/RN, em local adjacente ao Parque das Dunas e à beira mar. Assim, visando maximizar a relação entre cidade e mar, além de proporcionar maior entendimento por parte da população sobre a biodiversidade e a preservação das espécies marinhas, assim como da fauna e flora.

O júri foi composto pelo arquiteto e urbanista Caio Smolarek Dias, idealizador da plataforma Projetar.org, o arquiteto e urbanista alemão vencedor de concursos nacionais e internacionais Thorsten Nolte, da Lompreta Nolte, e o arquiteto e urbanista Marcelo dos Anjos, professor universitário graduado pela FAU-USP.

Segundo o Júri, merece destaque a preocupação com a inserção da arquitetura no terreno e sua respectiva relação com o entorno, seja ele o Bairro de Mãe Luiza, com o mar e com o campus da UFRN.

Não deixe de conferir a entrevista com a equipe vencedora no final desse artigo.

Confira o Resultado do Concurso Aquário das Dunas:

1º lugar: Equipe JUB_ART

Segundo os jurados, se trata de uma proposta coesa, e convence pela conexão com o bairro de Mãe Luiza e integração com o Centro de Estudos da UFRN. Merece destaque também a implantação da proposta e a forma de inserir os aquários em local mais alto que a arquitetura, colocando-os em evidência.

Integrantes: Eduardo Saguas Miller, Murilo Nunes Zidan, Pedro Petry da Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP

Resultado do Concurso Aquário das Dunas JUB_ART

Equipe JUB_ART foi elogiada por sua implantação e inseção dos arquários na arquitetura

Clique aqui para visualizar a prancha completa do Grupo EQUIPE 2 e saber mais sobre a proposta.

2º lugar: Equipe IOII

Os jurados destacam sua mínima inserção no espaço, porém bem conceituada, e sua forma de interação de pavimentos através de espaços interconectados de forma direta/indireta.

Integrantes: Daniela Moro e Gabriel Tomich da Universidade Federal do Paraná – UFPR – Curitiba/PR

Resultado do Concurso Aquário das Dunas IOII

A Equipe IOII foi elogiada pela interação dos pavimentos

 3º lugar: Equipe FALLK

Os jurados destacam a forma convidativa da cobertura como elemento urbano, além de sua intenção funcional de inserir o aquário principal no centro do espaço expositivo.

Integrante: Augusto Rigonato do Amaral da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP – Piracicaba/SP

Resultado do Concurso Aquário das Dunas FALLK

A Equipe FALLK utiliza a cobertura de forma convidativa como elemento urbano, segundo os jurados

Menções Honrosas:

Equipe A174

Os jurados ressaltam que a proposta está bem elaborada, que o elemento de cobertura é simples e não desvia a atenção ao elemento principal, sendo os aquários.

Integrante: Amon Christian Lasmar da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ – São João del Rei/MG

Resultado do Concurso Aquário das Dunas A174

A Equipe A174 foi lembrada pela cobertura simples que não desvia atenção dos aquários

Clique aqui para visualizar a prancha completa do Grupo A174 e saber mais sobre a proposta.

Equipe SOMA

Os jurados ressaltam a preocupação com a cenografia, experiências sensoriais e percurso na proposta. Merece destaque a original proposta de utilização dos elementos aquáticos como estrutura da parte superior da edificação.

Integrantes: Erick Mizushima e Thais Rosot da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Curitiba/PR – Pinhais/PR

Resultado do Concurso Aquário das Dunas SOMA

A Equipe SOMA teve ressaltada a preocupação com cenografia, experiências sensoriais e percurso

Todos os projetos participantes e o edital do concurso aquário das dunas podem ser acessados no portal projetar.org.

Entrevista com a equipe vencedora JUB_ART

Equipe JUB_ART Resultado do Concurso Aquário das Dunas

Membros da equipe JUB_ART

A oportunidade de participar de um concurso de arquitetura é muito enriquecedora. Por isso entrevistamos a equipe JUB_ART, eleita 1º lugar pelos jurados, através de Murilo Zidan, um de seus membros.

Entre Esquinas: Olá Murilo, inicialmente parabéns pela 1ª colocação no Concurso Aquário das Dunas. E um dos motivos foi o projeto do JUB_ART ser aclamado pelos jurados pela sua conexão com o bairro de Mãe Luiza e pela Integração com o Centro de Estudos da UFRN. Como foi a etapa de pesquisa e preparação para o concurso?

Murilo Zidan: Obrigado! Fizemos uma pesquisa sobre a área, tentando observar as potencialidades que poderiam contribuir para o nosso projeto. Um dos objetivos da nossa proposta era ir além dos limites que foram passados a nós. Não se limitar ao terreno dado, tentando fazer essa conexão entre malha urbana (Bairro Mãe Luiza), o Farol, projeto, Centro de Estudos da UFRN e até chegar no mar.

EE: A implantação e a inserção do projeto também foram pontos de destaque. Como a equipe desenrolou o processo criativo para chegar na proposta?

Murilo: O que nos chamou atenção foi a falta de “urbanidade” no terreno. Basicamente o que ligava o aquário à cidade era apenas a rodovia. Essa falta de acesso ao projeto nos levou a tentar criar novos meios de conexão com a cidade, com o publico. No caso a passarela que liga à malha urbana e o pequeno porto que possibilita a conexão marítima..

EE: Falando um pouco sobre a oportunidade de participar de um Concurso voltado para estudantes, como foi para vocês essa experiência? O resultado influencia na maneira que vocês vêem a Arquitetura daqui pra frente?

Murilo: A participação em concursos é sempre um aprendizado, devido ao envolvimento e a pesquisa que se realiza. O concurso é uma forma muito benéfica de analisar diferentes soluções para um mesmo programa, em um mesmo período de tempo. O fato de ser um concurso voltado para estudantes talvez nos permita ir além na imaginação e principalmente sentir o gostinho do que é um concurso ‘real’ de arquitetura.

EE: Já que vocês foram os principais premiados, que dicas poderiam dar para outros estudantes que gostariam de participar de um concurso?

Murilo: Achamos que a principal dica é sempre estar de olho em referências novas. Seja alguma forma de representação nova, uma diagramação de prancha diferente ou mesmo uma planta interessante. Tudo de alguma forma pode estar contribuindo para um resultado melhor!

EE: Finalizando, uma pequena brincadeira que fazemos no nosso Blog, quem são vocês entre as esquinas de uma cidade?

Murilo: Putz, aí você nos pegou, haha! Acho que somos apenas estudantes de arquitetura, observando a cidade e tentando tirar dela o máximo de aprendizado possível.

Gostou do Resultado do Concurso Aquário das Dunas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo! E fique de olho pois em breve sairá do resultado do Concurso Bicicletário do Recife.

Quer manter-se informado sobre novidades e promoções exclusivas aqui no Entre Esquinas? Cadastre-se gratuitamente no formulário abaixo!

Tárcio Leopoldo
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. Não ingressou no curso por jogar muito The Sims, mas sim Age of Empires e outros jogos de estratégia. Acredita que se as cidades são espaços de encontro, a internet é uma grande megalópole.